É possível fazer Smurf em Valorant sem ser banido?

O smurfing é uma prática popular em muitos jogos. Apesar de esta prática ser utilizada por pessoas que querem prejudicar as experiências de outras pessoas, outras contratam smurfers profissionais para fazer subir as contas com classificações baixas. Alguns até smurfam para jogar com os amigos, o que não é necessariamente uma coisa má.

Se o smurfing é moralmente correto ou incorreto, depende de quem pergunta. Alguns defendem esta prática, enquanto outros não gostam tanto dela.

No entanto, a maioria dos jogos competitivos tomou medidas sérias para evitar que as pessoas façam smurfing. A Riot Games é um dos criadores que luta ativamente contra o smurfing.

O smurfing é permitido em Valorant? Embora a resposta simples seja "não", há algumas coisas a considerar sobre isso. Nós vamos falar sobre tudo o que você deve saber aqui.

O que é o Smurfing?

Simplificando, smurfing envolve a criação de uma conta online para jogar contra jogadores de baixa classificação. Por outras palavras, qualquer pessoa que crie uma conta alternativa para jogar um jogo online pode ser considerada um smurfer.

Tecnicamente, os considerados smurfers são apenas jogadores com um nível de competência elevado. As pessoas sem muita experiência num jogo que têm contas alternativas não são normalmente consideradas smurfers prejudiciais.

Vamos usar um exemplo. O jogador A tem uma conta que está no nível Imortal. Depois cria uma nova conta para jogar contra jogadores de Ferro, Bronze ou Prata. Devido à enorme diferença de habilidades, o jogador provavelmente passará rapidamente pelas classificações.

Outras pessoas smurfam para jogar com amigos que podem não estar em escalões mais altos.

Smurf como um serviço

Nem todos os jogadores criam contas alternativas só pelo facto de as terem. Algumas pessoas, por exemplo, perderam as suas contas e querem criar uma nova. No entanto, não querem ter o incómodo de voltar a subir o nível das suas contas.

Dependendo da qualidade do jogador no jogo, podem ser necessários meses (ou mesmo anos) para chegar ao nível em que se encontravam anteriormente. É aqui que entram em ação os "impulsionadores de contas".

Os impulsionadores profissionais (como os da BoostRoyal) são pessoas que podem aumentar o nível da sua conta da forma mais segura possível. Não terás de te preocupar em perder a conta ou passar o tempo a sentir-te frustrado com os teus primeiros jogos classificados.

A controvérsia em torno do smurfing

Embora o smurfing não pareça muito mau no papel, tem alguns problemas.

O problema mais grave é o facto de os jogadores com rankings mais baixos poderem ter uma experiência de jogo pior quando enfrentam um smurfer. Os novos jogadores tendem a ficar frustrados facilmente, e o facto de não se poderem defender de um jogador experiente pode tornar as partidas desconfortáveis e pouco divertidas.

Outra questão que envolve o smurfing gira em torno do cenário competitivo. Algumas pessoas praticam smurf em ligas de jogos profissionais, o que pode ser considerado injusto.

Na maior parte das vezes, as ligas são divididas com base nas capacidades dos jogadores, pelo que os jogadores de escalões inferiores não têm de competir com os jogadores de escalões superiores. Claro que se um smurf jogar numa liga de baixo nível, terá muito mais hipóteses de ganhar, o que não é correto.

Por que Smurfing não é permitido em Valorant?

A Riot Games tem tomado uma posição séria contra o smurfing nos últimos anos, especialmente em League of Legends e Valorant.

Valorant tem especificamente algo chamado "Systems Health Series", onde os desenvolvedores falam sobre seus esforços mais recentes para minimizar a trapaça no jogo.

Em 2022, o Valorant implementou um recurso de "Deteção Automatizada de Smurf", que afeta os MMRs. Também causou mudanças de 5 pilhas. Simplificando, isso significa que quanto mais smurfs houver na equipe, menor será o MMR que eles podem obter.

Apesar de a Riot Games não estar a tentar combater especificamente aqueles que tentam jogar com amigos, estes continuam a ser afectados pela medida.

Por outras palavras, não se está necessariamente a ser banido por ser um smurf, mas a Riot Games dificultou a subida de nível destas pessoas.

Outras medidas tomadas pela Riot Games incluem:

  • Aperfeiçoamento do sistema de filas
  • Limitações de disparidade de classificação
  • Verificações de conta

Se ainda quiseres subir a tua conta, mas não queres perder muito tempo, podes tentar contratar um booster.

Conclusão

O smurfing é (e provavelmente será sempre) um assunto controverso em muitas plataformas. Depende sobretudo da razão pela qual o faz.

Quem faz smurf com o objetivo de aumentar o nível das suas contas ou de jogar com amigos em vez de gozar com jogadores de escalões inferiores não é normalmente mal visto.

Quer esteja à procura de smurfs Valorant ou LoL, certifique-se de que procura uma empresa respeitável que possa oferecer a proteção que merece.