O colapso da equipa Super-equipa Líquida

Este ano não trouxe boas notícias para as super equipas na cena profissional da Liga das Lendas, especialmente para a equipa Liquid.

Apesar de ter uma lista de 2022 jogadores LCS repleta de jogadores veteranos premiados, incluindo superestrelas da América do Norte e Europa, a tentativa da Team Liquid de assegurar uma vitória nos jogos da Primavera e Verão não valeu a pena.

Enquanto Liquid esperava ser a super equipa de NA à frente do Campeonato Mundial da América do Norte, um fracasso menos espectacular manteve-os fora do famoso evento LCS.

O resultado foi muito diferente do que o Liquid prometeu: Não há qualificação para a League of Legends Worlds 2022.

Talvez saiba pelo nosso artigo sobre a lista de Vitalidade, que grandes nomes e despesas excessivas podem não ser suficientes para levantar o troféu. Vejamos como o projecto correu mal.

Um desempenho decepcionante após problemas orçamentais

Através de um anúncio no Twitter, o CEO da Team Liquid Steve Arhancet confirmou o que muitos esperavam: a lista LCS seria alterada antes da época de 2023.

Antes das notícias reveladoras, Arhancet pediu desculpa aos fãs pelo desempenho decepcionante da equipa este ano.

Enquanto o CEO esperava criar o que provavelmente seria a melhor lista que a América do Norte alguma vez tinha visto enquanto a região estava a acolher o evento, a excelência e o legado da organização foi um sucesso.

Arhancet disse que a criação do alinhamento envolvia um processo em várias fases, moroso e exigia um grande orçamento.

Parceiros e partes interessadas empenhadas no projecto, conhecendo a sua importância e o investimento realizado.

No entanto, todo o dinheiro que a franquia colocou no projecto não foi suficiente para o manter a flutuar. Como resultado, a experiência falhou e foi decepcionante, pondo em dúvida o futuro das super-equipas.

O que aconteceu à lista All-star LCS Roster?

Com uma mistura de veteranos norte-americanos e superestrelas da Europa, a equipa LCS da Team Liquid foi a mais promissora nesta época.

Todos os jogadores tinham experiência em eventos nacionais e internacionais. De facto, cada membro já tinha conseguido chegar ao Campeonato Mundial de LoL com as suas respectivas equipas.

No entanto, muitos consideram que o brilhantismo individual ultrapassou a sinergia de que uma equipa necessita para conseguir uma vitória.

Como resultado, a equipa não conseguiu ganhar nenhum título nacional nem no Verão nem na Primavera ou assegurar o seu tão esperado lugar como um dos três representantes no Campeonato Mundial LCS.

Agora, Liquid não confia na fórmula da super-equipa para 2023.

Equipa de Reconstrução Líquida: Os tempos estão a mudar

Enquanto a organização espera duplicar as áreas de "sucesso", o conceito de construir super-equipas já não é considerado fiável.

A equipa Liquid espera construir os seus jogadores utilizando a estrutura existente em vez da fórmula da super equipa, abandonando-a quase totalmente.

A Arhacent não desenvolveu a forma como o Liquid planeou alterar o seu alinhamento ou revelar quais os jogadores que iam ou ficavam.

No entanto, a equipa da Academia teve um bom ano, ganhando a Divisão de Verão da Academia de NA.

A equipa da Academia de Liquid também tomou o primeiro lugar da LCS Proving Grounds durante a Primavera e o Verão.

De acordo com múltiplas fontes, Søren 'Bjergsen' Bjerg, jogador norte-americ ano proeminente, deixa a Team Liquid após um ano e será um agente livre a partir de 2023, considerando as ofertas LCS e LEC.

Outros membros dizem que Jo "CoreJJJ" Yong-in é o único jogador na linha de partida a passar da equipa principal da Liquid para a agência gratuita durante a época baixa.

O resto dos jogadores, excepto Steven "Hans Sama" Liv - que será até 2024, assinou com a franquia até 2023.

Em qualquer dos cenários, uma alteração significativa da lista deve incluir trocas com outras equipas ou transferências contratuais.

Reflexões finais

Devido à natureza do jogo, uma equipa em qualquer torneio da Liga das Lendas tem poucas ou nenhumas hipóteses de ganhar, a menos que os jogadores trabalhem como tal, o que a Rogue provou em 2022 ao sair vitoriosa quando ninguém acreditava neles. O colapso da Team Liquid é a prova desse facto.