Renovação do sistema de classificação: Um olhar sobre as mudanças de 2023

As partidas ranqueadas são uma das razões pelas quais os jogadores de LoL continuam voltando ao jogo depois de tantos anos. Atualmente, estamos na Temporada 13, e a Riot decidiu renovar o sistema de classificações como nunca antes.

A Riot tem feito um grande esforço para criar um sistema de classificação divertido e envolvente em seus jogos, particularmente Valorant e League of Legends. Embora esses sistemas estejam longe de ser perfeitos, eles estão mais perto de se tornarem mais estáveis e atraentes para jogadores novos e existentes.

2023 nos deu uma lista enorme de mudanças para a 13ª temporada de LoL, então vamos mergulhar direto no artigo para descobrir o que este jogo tem a oferecer.

Mudanças recentes no sistema de ranqueadas em 2023

A mudança mais crucial anunciada pela Riot Games é que, para 2023, a temporada ranqueada seria dividida em duas. Tradicionalmente, cada temporada durava o ano inteiro, então essa é, de longe, a maior mudança no sistema.

Devido à divisão, os jogadores terão suas classificações redefinidas quando chegarem ao final do primeiro período. Espera-se que a primeira divisão termine a 17 de julho de 2023, com a segunda a começar logo a seguir.

De acordo com a Riot, esta mudança surgiu por várias razões, especialmente porque a equipa queria que os jogadores acompanhassem melhor o seu progresso e ganhassem mais recompensas.

Vamos dar uma olhada em outras mudanças que vieram com o Split 1 do sistema de classificação em 2023:

  • Os jogadores podem receber "recompensas de classificação" à medida que sobem de nível. Essencialmente, ganham "Split Points" sempre que ganham ou perdem.
  • Podes ganhar o "Ranked Skin" para a primeira divisão independentemente da classificação em que te encontras atualmente, embora possas ter de pagar mais "Split Points" dependendo da tua posição.
  • Os jogadores só têm de jogar uma série de promoção "à melhor de três", o que é melhor do que a atual série "à melhor de cinco".
  • As estatísticas de carreira de todos os jogadores foram repostas para a nova época.
  • Os critérios de formação de partidas já não utilizam a classificação visível como fator.

É tudo o que precisas de saber sobre a primeira parte desta nova temporada de LoL!

Próximas alterações para a Fase 2 da época

É agora que as coisas ficam mais emocionantes. A segunda parte vem com muitas mudanças para os jogadores.

Neste caso, a Riot queria ajudar os jogadores com níveis de habilidade mais altos a alcançar facilmente os ranques desejados, já que muitos deles estão presos nos ELOs mais baixos. Para isso, a equipa preparou o seguinte para o próximo split:

Escalão Esmeralda

A nova categoria é, de longe, a mudança mais surpreendente no sistema de classificação. A categoria Esmeralda foi introduzida pela primeira vez no Wild Rift, a versão móvel do LoL. No entanto, a Riot Games trouxe agora este escalão também para a versão PC, o que vai certamente mudar a forma como as pessoas sobem nas classificações.

A nova categoria Esmeralda de LoL será colocada entre a Platina e o Diamante, tornando-os agora ELOs de nível intermédio. Isto ajudará os jogadores de escalões mais baixos a terem mais hipóteses de subir.

Partidas de colocação

A segunda grande mudança que temos é nas partidas de colocação. Tradicionalmente, era preciso jogar 10 partidas de colocação antes de receber uma classificação. Agora, os jogadores só terão de jogar cinco, ou seja, metade do que tinham de fazer antes!

Isto é algo que vai poupar muito tempo aos jogadores e ajudá-los a subir de nível mais rapidamente, por isso esperamos que esta mudança seja bem recebida.

Série de promoções

Finalmente, temos mudanças na série de promoções (e esta é uma das grandes). No Split 1, só havia uma série de promoção "melhor de três", que já era inferior ao sistema tradicional "melhor de cinco".

A partir do Split 2, não haverá mais séries de promoção, pois a Riot está removendo-as. Isto significa que, quando se atinge um determinado valor de LP, passa-se automaticamente para o nível seguinte.

Isso é algo que vai tirar um bocado de tempo das suas mãos, já que você não vai precisar se preocupar em ganhar ou perder sua promoção. As promoções sempre foram um sistema frustrante para a maioria dos jogadores, então removê-las parece ser a escolha mais apropriada da Riot.

Resumindo - Aproveite ao máximo suas classificações no LoL!

A Riot pretende resolver diferentes problemas com essas mudanças drásticas no sistema de ranqueadas, principalmente:

  • Níveis de habilidade que não correspondem à classificação atual do jogador
  • A difícil transição entre Platina e Diamante
  • Altos níveis de frustração entre os jogadores que perdem suas promoções
  • Demorar demasiado tempo a terminar os jogos de colocação

A segunda ronda da época de 2023 vai começar em breve e tens de te preparar para todas as mudanças que daí advêm. Se não quiseres lidar com as tuas colocações, por exemplo, podes usar os serviços de boosting do Boost Royal para subir a classificação da tua conta e começar a nova divisão na classificação desejada!