Transportar, plantar e desativar o espigão em VALORANT

Em VALORANT, o objetivo principal é que os atacantes coloquem a bomba, que os defensores devem tentar impedir ou desativar. A bomba surge do lado do atacante a cada ronda e é normalmente designada por Spike. Este guia irá explicar tudo o que precisa de saber sobre como transportar, plantar e desativar a Spike. Sem mais delongas, vamos começar!

O significado do Spike em VALORANT

O mundo intenso de VALORANT gira em torno dos atacantes plantando a bomba e defendendo-a contra os defensores. É semelhante ao Counter-Strike: Global Offensive, mas com gráficos visualmente agradáveis, uma grande variedade de armas divertidas e estratégias emocionantes para executar.

Plantar o Spike é a chave para a vitória em vários modos de jogo, incluindo Standard, Competitivo, Swift Play e Spike Rush. Os atacantes têm de defender a bomba durante 45 segundos.

Se conseguirem, a Spike detona, destruindo todos os que estiverem por perto e garantindo a vitória aos atacantes. No entanto, se não conseguirem colocar a bomba ou se os defensores a desactivarem com sucesso, os defensores são coroados vencedores do jogo.

Podes usar qualquer personagem para colocar o Spike. Por falar em personagens, pode haver a possibilidade de conseguir um novo agente (Deadeye) em VALORANT.

Pegar e soltar a Spike em VALORANT

Os atacantes devem apanhar o espigão correndo sobre ele. No caso de um jogador morrer ou deixar cair a bomba, outro membro da equipa deve apanhá-la para a colocar no local designado.

Se houver uma mudança de planos, podes largar a bomba para que os membros da tua equipa a apanhem.

Para largar a Spike, deves primeiro seleccioná-la utilizando a roda do rato ou premindo "4". Quando tiveres a bomba na mão, basta premir "G" para a largar. Se o membro da tua equipa estiver por perto, o Spike cairá automaticamente no seu inventário.

Colocando o Spike em VALORANT

Quando se trata de plantar a Spike, cada mapa oferece locais de plantio designados como "Local A", "Local B" ou "Local C".

Como atacante, tu e o teu pelotão têm de definir uma estratégia e decidir qual o local a atingir em conjunto ou se devem espalhar-se. Não te esqueças de que os defensores também estão a planear para impedir a instalação da bomba.

Quando estiveres no local escolhido, é altura de colocar a Spike. Serás recebido com uma mensagem para premir e manter premido o "4". O processo de colocação da bomba demora quatro segundos a concluir.

Plantar a Spike com sucesso não só te dá um ponto final como também dá à tua equipa 300 créditos extra para a ronda seguinte. Mesmo que estejas a garantir uma vitória por eliminação, é melhor plantar a bomba para obteres os pontos adicionais.

Se queres melhorar a tua classificação ou aprender novas estratégias, talvez queiras considerar o reforço VALORANT. É uma maneira fácil de melhorar no jogo e começar a vencer partidas.

O que é uma planta "padrão" em VALORANT?

Quando se joga VALORANT, há certas palavras ou frases de código que os jogadores usam para simplificar o nível de comunicação entre os membros da equipe.

Se você ouvir seus colegas de equipe chamando "planta padrão", eles estão se referindo aos locais que são considerados os melhores para o plantio de Spike.

Uma planta predefinida refere-se aos pontos ideais nos locais designados para a plantação, e conhecer estes locais pode dar-te uma vantagem estratégica. Estes são frequentemente locais seguros para os atacantes, pois são fáceis de defender.

Como desarmar o Spike em VALORANT

Se estiveres a jogar como defensor, é tua responsabilidade proteger os locais designados para as plantas e impedir que os atacantes plantem a Spike. Caso os atacantes consigam plantar a bomba, você e os membros da sua equipa devem desarmar a Spike para garantir a vitória.

Para desativar o Spike, prime e mantém premido o "4" ao lado dele durante sete segundos. Ao fim de 3,5 segundos, chegarás a um ponto de controlo, que te permite, ou aos membros da tua equipa, voltar a desativar a bomba se não tiveres sido bem sucedido da primeira vez.

Há três razões para considerar afastar-se do Spike depois de atingir o ponto de controlo de 3,5 segundos, que são as seguintes

  • Pode haver atacantes à espreita para o eliminar a si e aos membros da sua equipa;
  • Podes querer deixar que outra pessoa o desarme para obteres o ponto final; ou
  • Há uma habilidade mortal lançada sobre o Spike que te vai matar.

Considerações finais

Alguns jogadores usam uma estratégia conhecida como "falsa desativação", em que os defensores criam a ilusão de desativar o Spike. Isto permite que os atacantes exponham a sua localização e arrisquem ser mortos.

Quando os defensores finalmente desactivam o Spike, o jogador que completar a tarefa ganha um ponto final.

Se um colega de equipa estiver prestes a desbloquear a sua habilidade suprema, é muitas vezes uma boa ideia desarmar a bomba a meio e deixar que ele ganhe o ponto supremo.

VALORANT tem tudo a ver com a criação de estratégias, independentemente do lado em que se está. Comunicar com os membros da tua equipa durante o jogo é essencial para aumentar as tuas hipóteses de vitória!