Riot Vanguard: Sobre o sistema anti-cheat de VALORANT

Na última década, registou-se um aumento dos jogos competitivos em linha, que se tornaram um passatempo para alguns e uma carreira para outros. Com o número de jogadores aumentando a cada ano, os desenvolvedores de jogos estão achando difícil manter um ambiente justo.

Este artigo abordará tudo o que você precisa saber sobre o sistema anti-cheat de VALORANT. Continue lendo até o final, pois falaremos sobre como instalar esse sistema.

Vamos começar!

Por que há necessidade de sistemas anti-cheat avançados em jogos online?

Como a batota continua a assolar a indústria dos jogos online, jogar jogos competitivos tornou-se extremamente frustrante. De acordo com estudos recentes, cerca de 30% de todos os jogadores online num jogo fazem batota. Trata-se de uma estatística enorme para todos os padrões!

Os criadores de jogos estão a tomar medidas activas para impedir que os batoteiros acedam a jogos online e joguem contra jogadores genuínos. No entanto, parece que, independentemente do que façam, os batoteiros encontram sempre uma forma de os contornar.

Para evitar que os trapaceiros acessem VALORANT, a Riot Games criou seu próprio sistema anti-cheat que não só identifica os jogadores que trapaceiam em jogos online, mas também os impede de atrapalhar o jogo.

O que é o Riot Vanguard?

O Riot Vanguard é um sistema anti-cheat personalizado criado pelos desenvolvedores de VALORANT. Ele mantém a integridade do jogo e é atualmente o programa mais eficaz no mundo dos jogos competitivos.

Comparado a outros sistemas anti-cheat, o Riot Vanguard é mais intrusivo. Ele obtém acesso ao sistema do jogador no nível do kernel e inicializa com o Windows.

Quando a Riot lançou o Vanguard, houve muitas preocupações entre a comunidade de jogadores. Muitos achavam que os desenvolvedores estavam coletando dados confidenciais através de seu sistema anti-cheat.

Alguns jogadores até alegaram que a Riot estava usando seus sistemas para minerar criptomoedas.

Independentemente dos rumores que você ouviu sobre o Vanguard, é melhor entender como o sistema anti-cheat da Riot funciona para que você possa acabar com essas teorias.

Como funciona o sistema anti-cheat Vanguard da Riot Game?

O programa anti-cheat Vanguard usa um sistema de IA que sempre roda em segundo plano. Mesmo que você não esteja jogando VALORANT, o sistema anti-cheat permanece conectado aos servidores do jogo, permitindo que ele detecte atividades suspeitas ou trapaças no seu sistema.

O que é fantástico no Vanguard é que não só ajuda a detetar batoteiros, como também ajuda os programadores a descobrir novos tipos de batoteiros e a aprender mais sobre eles.

O sistema anti-cheat de IA permite que a Riot Games se mantenha a par das últimas técnicas de batota e melhore os seus programas para as combater.

Quando o Vanguard detecta qualquer atividade suspeita, segue um determinado protocolo para confirmar se o jogador está a fazer batota.

Após a confirmação, o sistema anti-cheat da IA bane temporariamente os jogadores por até 180 dias (de acordo com a atualização de junho de 2022) ou os impede permanentemente de jogar.

O Vanguard da Riot Games funciona ao nível do kernel. Em vez de banir o jogador com base na sua etiqueta de jogador, coloca restrições na ID de hardware do jogador. Mesmo que os jogadores criem novas contas VALORANT, não poderão jogar o jogo se forem apanhados a fazer batota.

Dado o alto nível de competição no jogo, é possível que encontre jogadores com habilidades avançadas. Embora possa parecer que estão a fazer batota, na realidade, estão a jogar estrategicamente. Talvez você queira considerar o reforço de VALORANT como uma opção para aprender várias estratégias e melhorar suas habilidades no jogo.

O Vanguard da Riot Games é um spyware chinês?

Alguns jogadores expressaram suas preocupações sobre o Vanguard exigir privilégios no nível do kernel. Eles acreditam que esse nível de acesso é desnecessário para identificar trapaceiros e impedi-los de jogar VALORANT.

Devido às crescentes preocupações dos jogadores, a Riot Games decidiu abordar as questões sobre o acesso no nível do kernel. A empresa afirmou que os desenvolvedores criaram o sistema anti-cheat pensando na segurança do jogo e do computador pessoal.

Uma vez que a Tencent, a empresa que detém uma participação importante na Riot Games, é um conglomerado chinês, alguns jogadores acusaram os criadores de espalharem um programa de spyware chinês. Até à data, não há relatos que confirmem estas preocupações.

Por vezes, o jogo pode ficar em pausa durante uma atualização, o que pode afetar negativamente a jogabilidade. Isso pode acontecer por vários motivos, então não deixe de conferir nosso guia sobre como corrigir esse problema.

Como instalar o Riot Vanguard?

Como o Vanguard faz parte do jogo, não é preciso instalá-lo separadamente. Basta criar uma conta Riot e baixar o jogo.

O sistema anti-cheat exige que os jogadores habilitem o modo "Secure Boot" e o TPM antes de iniciar o jogo. Para isso, é necessário navegar até às definições da BIOS do sistema e activá-las nas opções de arranque.

Considerações finais - Divirta-se e jogue limpo

É fundamental que os jogadores compreendam que os criadores criaram o Vanguard para garantir um ambiente onde todos os jogadores se possam divertir e mergulhar na emocionante jogabilidade oferecida pelo VALORANT.

Os jogadores têm controlo total sobre as suas sessões de jogo. Se achar que o sistema anti-cheat é intrusivo e que pode estar a roubar dados, pode suspender a sua conta e explorar outros jogos que ofereçam uma jogabilidade semelhante.