O transporte silencioso: como se esconder como um profissional em VALORANT

Em VALORANT, os atacantes devem dirigir-se a qualquer um dos locais designados para plantar a Spike, e os defensores devem manter a área sob vigilância para evitar que a outra equipa coloque a bomba. Há uma estratégia que pode ajudar a aumentar as probabilidades de ganhar uma partida, e é normalmente chamada de "espreitar".

Este artigo irá explicar o que é a espreita e como pode executar esta estratégia simples mas eficaz. Continue a ler até ao fim, pois iremos rever as dicas que deve seguir se for um lurker.

Vamos começar!

O que é ficar à espreita em VALORANT?

Na maioria das partidas, os defensores podem dividir seus membros entre os diferentes locais para evitar que os atacantes plantem o Spike.

Por outro lado, os atacantes podem se agrupar e empurrar um único local de Spike. Esta é uma estratégia comum que muitas equipas usam, pois é uma das formas mais fáceis de plantar o Spike.

No entanto, enquanto os atacantes correm para um dos locais designados para plantar o Spike, um membro da equipa pode empurrar o outro local para apanhar os seus inimigos (defensores) desprevenidos.

Esta estratégia permite ao espreitador a oportunidade de eliminar o maior número possível de defensores para aumentar as suas hipóteses de ganhar.

Ao espreitar e eliminar eficazmente o maior número possível de jogadores, a tua equipa terá um local sem inimigos, facilitando a colocação do Spike.

Podes ficar à espreita com qualquer personagem que queiras. No entanto, é melhor para uma equipa enviar uma Sentinela ou um Controlador para a espreita, pois têm habilidades mais adequadas para a tarefa. Aqui está o nosso guia para o ajudar a desbloquear um agente com base no seu estilo de jogo.

Como espreitar em VALORANT?

Embora a espreita possa parecer uma boa estratégia, ela é extremamente arriscada. Você está atraindo toda a sua equipe, abandonando-a em um local designado enquanto você vai para o outro lado do mapa para eliminar os inimigos.

Ao ficar à espreita, está essencialmente a deixar os membros da sua equipa a defenderem-se sozinhos. Esta desvantagem do jogador pode afetar as suas hipóteses de sobrevivência. No entanto, a espreita também pode ajudar a tua equipa a ganhar o jogo se a fizeres corretamente.

A melhor forma de ficar à espreita é mascarar os seus movimentos com os sons que os membros da sua equipa fazem quando empurram um dos locais no mapa. Desta forma, podes apanhar facilmente um ou dois inimigos desprevenidos, pois eles rodam rapidamente depois de receberem os sinais dos membros da sua equipa.

Quando tiveres capturado o outro lado do mapa, podes pedir aos membros da tua equipa que rodem para poderem plantar o Spike.

Uma vez que tens o controlo total desse local, será muito mais fácil colocar a bomba e defendê-lo do que avançar para uma área com os restantes inimigos.

Dicas para espreitar

Abaixo estão algumas dicas para te ajudar a espreitar:

  1. Cypher, Killjoy e Omen (agentes Sentinela e Controlador) são os melhores agentes para executar a estratégia de espreitar. Killjoy e Cypher podem colocar armadilhas pelo mapa para apanhar os inimigos desprevenidos, e Omen pode usar as suas habilidades de fumo para apoiar o resto da equipa.
  2. Quando estiveres à espreita, é essencial ter cuidado com as armadilhas. Pisar numa delas pode prejudicar a tua estratégia de espreita.
  3. É melhor misturar a tua estratégia de espreita. Evita seguir o mesmo caminho e certifica-te de que não ficas à espreita em todas as rondas. Isto torna os seus movimentos mais previsíveis, permitindo que a equipa inimiga se prepare para o eliminar.
  4. Tens de saber como jogam os teus adversários. Descobre o padrão e toma as decisões em conformidade. Toma nota de onde estão os inimigos em cada ronda antes de decidires ficar à espreita. Esta informação permitir-te-á aproximares-te do inimigo e eliminá-lo um a um.
  5. A gaiola do Cypher ou o fumo do Omen podem desativar as armadilhas se forem bem executados. Comunica com os membros da tua equipa e informa-os da tua estratégia para que te possam ajudar sempre que possível.
  6. O uso de informações é crucial para aumentar suas chances de vitória em VALORANT. Se os membros da sua equipa souberem o que esperar, estarão mais bem equipados para o enfrentar. Quando estiveres à espreita, mantém as linhas de comunicação abertas. Deixe que os membros da sua equipa saibam o que está a ver para que se possam preparar em conformidade.

Considerações finais

A espreita é uma estratégia eficaz, pois pode eliminar o inimigo apanhando-o desprevenido. No entanto, é também extremamente arriscada, e é por isso que é crucial reunir e partilhar informações entre os membros da equipa.

Durante o Masters de Berlim, a estrela da Gambit concentrou-se em jogar devagar. Os seus jogadores reuniam informações no início da ronda e executavam a sua estratégia no final. Isto causou muita frustração entre os inimigos, permitindo que a Gambit conseguisse a vitória.

Também podes considerar a possibilidade de receberes formação de especialistas para aprenderes mais sobre as diferentes estratégias a utilizar.